Skip to main content

A importância da Fiscalização

#ÀConversacom Paulo Gregório / PorticOne

Estivemos à conversa com o Eng. Paulo Gregório, Diretor de Fiscalização no projeto Simple em Vilamoura, para nos falar da importância da fiscalização e dar alguns insights sobre o que pode e deve ser melhorado nos procedimentos de uma obra desta dimensão. Para a PorticOne não há dúvida que a chave para uma boa gestão de obra passa sempre por ter bons “Procedimentos, planeamento e pessoas”, algo que a Beelt tem executado de forma exemplar, demonstrando um nível superior de exigência em todas as dimensões do projeto. Conheça, de seguida, um pouco mais sobre a opinião de Paulo Gregório, no primeiro #àconversacom.

 

Para começar, explique-nos a importância da fiscalização. Qual o papel da fiscalização numa obra?

A fiscalização é uma entidade fundamental em qualquer empreitada para garantir a correta execução dos trabalhos de acordo com o projeto, e para detetar e corrigir erros ou falhas que possam comprometer as obras em termos de custos, prazos e qualidade da construção. Nós, PorticOne, procuramos no nosso trabalho “ser os olhos do cliente”, contando assim com a experiência acumulada e lessons learned de obras anteriores para que não sejam cometidos os mesmos erros.

A fiscalização tem ainda a responsabilidade e o dever cooperar com todas as partes envolvidas – empreiteiro, dono de obra e subespecialidades – para que todos ajam em consonância de forma que o trabalho desenvolvido corresponda à expetativa e obedeça aos pressupostos de projeto.

Como define a PorticOne e o trabalho que desenvolvem?

Com mais de 18 anos de atividade no setor publico e também no privado, a PorticOne especializou-se na fiscalização e gestão de projeto do mercado residencial high-end no Algarve, sendo neste momento umas das principais empresas neste mercado.

Propomo-nos a trabalhar sempre ao melhor nível, buscando a melhoria continua dos nossos procedimentos, por forma a continuarmos a crescer neste mercado.

Pela vossa experiência, que procedimentos gerais podem ser melhorados em Portugal?

A fórmula para melhorar de forma transversal os processos de gestão de obra resume-se a três palavras: Planeamento, procedimentos e pessoas.

O planeamento antecipado e realista de todo o processo é a chave para que os imprevistos estejam previstos desde o momento inicial. Em segundo lugar, é importante haver uma gestão capaz de todos os procedimentos de segurança, controlo de qualidade e gestão financeira, um trabalho diário e de melhoria contínua. A exigência deve ser máxima e não podemos facilitar. E em terceiro, mas não menos importante, a chave para uma boa gestão de obra passa por ter pessoas capazes e competentes, o que implica desenvolver relações sólidas e profissionais com bons parceiros. A verdade é que tudo parte das pessoas e, por isso, se as empresas se munirem de equipas competentes, isso irá traduzir-se naturalmente em ideias e melhores resultados.

E como avalia a prestação da Beelt neste sentido?

Não tenho dúvidas que a Beelt marca pela diferença.

Falando do projeto Simple, onde sou atualmente responsável pela fiscalização, noto desde logo a preocupação com o controlo de qualidade, algo muito visível pelo tempo de alocação das equipas técnicas e de suporte à obra, facto que, infelizmente, nos dias que correm é pouco comum. Na Beelt denota-se uma grande preocupação com o produto final e com o seu comportamento e manutenção a longo prazo, desde o primeiro momento, tendo assistido por diversas vezes à direção de obra a sugerir alterações que reduzissem a probabilidade de ocorrência de problemas futuros decorrentes da utilização das casas.

Pegando num dos tópicos da questão anterior, não posso deixar de falar da exigência da Beelt no cuidado de planeamento e organização, que vem desde a orçamentação até à execução, estando, por isso, a obra a correr dentro do prazo contratualizado.

Quero apontar também o trabalho feito ao nível do cumprimento dos procedimentos e regras de segurança, bem como na limpeza e organização do estaleiro, temas de extrema importância tanto para a equipa como para a imagem externa.

Vejo nas pessoas envolvidas uma enorme capacidade e dedicação e, por isso, não tenho grandes dúvidas que o resultado será igualmente de qualidade.

Voltar
 
 
 
 
 

Vamos falar
do seu projeto

Entre em contacto connosco para ficarmos
a conhecer as suas necessidades e de que forma poderemos ajudar.

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder