Apartamento VA
A Beelt concluiu a reabilitação de um apartamento dos anos 90, localizado em Lisboa, num projeto que aliou a modernização das infraestruturas à introdução de elementos arquitetónicos diferenciadores. A remodelação do layout teve como principal objetivo otimizar o espaço do imóvel e potenciar a capacidade de arrumação, com a criação de novos armários e um closet na suíte.
A intervenção a cargo da Beelt abrangeu trabalhos de construção civil, tais como demolições, execução de paredes de alvenaria e aplicação de tetos e paredes em gesso cartonado, com integração de lã de rocha para isolamento acústico. Procedeu-se também à aplicação de novos pavimentos, revestimentos cerâmicos e pinturas, tendo sido renovadas as infraestruturas e especialidades do apartamento, tais como águas, esgotos, eletricidade e telecomunicações (ITED).
Este projeto destacou-se pelo uso de materiais nobres e por uma grande atenção ao detalhe. O pavimento de carvalho em espinha, aplicado em grande parte do apartamento, garante uma continuidade visual entre os espaços. Nas casas de banho, a iluminação indireta dá destaque aos novos revestimentos que pautam com cor estes novos ambientes.
Na sala, foi construído um elemento fixo em alvenaria e gesso cartonado, combinando funcionalidade e detalhe arquitetónico, em sintonia com a reabilitação da zona da lareira. O elemento do arco destaca-se como um dos elementos diferenciadores desta intervenção, conferindo fluidez e identidade ao espaço. Em harmonia, as portas de vidro com estrutura em ferro separam as salas do hall de entrada, e trazem leveza e luminosidade, criando um contraste equilibrado entre o carácter industrial e a elegância das formas curvas.
Além da execução da obra, a Beelt desempenhou um papel essencial na gestão e coordenação dos vários subempreiteiros envolvidos, garantindo a integração eficaz dos diferentes trabalhos, e entregando um espaço moderno, sofisticado e otimizado às necessidades do cliente.
Tipo de intervenção: Reabilitação integral de apartamento
Arquitetura: Manuel Cruchinho Arquitectos
Local: Lisboa
Ano: 2025