Skip to main content

Construção Sustentável: Um Caminho para Reduzir a Pobreza Energética em Portugal

O artigo “Desconhecimento e custos elevados mantêm Portugal em situação de pobreza energética” do jornal Construir destaca como o desconhecimento dos portugueses sobre a construção sustentável e eficiência energética pode estar a contribuir para a pobreza energética (incapacidade de uma pessoa ou família em pagar as suas necessidades energéticas básicas) no país, levando a elevados custos de energia no futuro.

A tendência generalizada é poupar no momento da construção, ao invés de investir no futuro.

A Beelt tem como principal responsabilidade implementar corretamente os projetos dos seus clientes, mas acreditamos que devemos ter uma voz ativa na divulgação e recomendação das melhores práticas, com vista a um futuro melhor para a comunidade.

É por isso fundamental destacar a importância da construção sustentável e da eficiência energética na redução dos custos de energia e no aumento da qualidade de vida das pessoas. Construções e reabilitações eficientes em termos energéticos ajudam a reduzir o consumo de energia em casa, o que por sua vez leva a contas de energia mais baixas e uma maior estabilidade financeira para as famílias.

Se pretende avançar com uma obra de reabilitação, aconselhamos os seguintes passos:

1. Diagnóstico energético – antes de iniciar qualquer obra, é importante ter um diagnóstico energético da casa, que permitirá identificar as áreas de melhoria, evitando gastos desnecessários e ajudando a direcionar os investimentos onde poderão ser mais eficazes. Existem programas de apoio à eficiência energética oferecidos por algumas empresas de energia ou pelo governo que fornecem serviços de diagnóstico energético gratuitos ou a preços reduzidos.

2. Projeto de arquitetura (sustentável) – solicite ao atelier/arquiteto que incorpore no projeto as sugestões fornecidas no diagnóstico energético, e que proponha soluções mais sustentáveis e adequadas ao espaço. Algumas sugestões mais habituais, como a ventilação natural dos espaços, implementação de sistemas de recolha e reaproveitamento de água da chuva para uso em descarga de autoclismos ou na rega de jardins, são suficientes para aumentar a eficiência de uso de recursos.

3. Escolha de materiais e equipamentos mais sustentáveis e eficientes em termos energéticos – são cada vez mais as opções disponíveis no mercado a considerar, como a utilização de torneiras com sensores de movimento (que reduzem o desperdício), a escolha de tintas ecológicas e sem VOC (compostos orgânicos voláteis) que podem causar poluição do ar interior, ou mesmo a escolha de iluminação LED eficiente e sistemas de controle de luz (que reduzem o consumo de eletricidade), entre outras opções mais comuns como janelas de vidro duplo ou triplo. Melhor desempenho, menor consumo, mais sustentabilidade!

4. Fontes de energia renovável – Se possível, considere a instalação de painéis solares térmicos ou fotovoltaicos, bombas de calor ou outras fontes de energia renovável, que possa reduzir significativamente os custos de energia e tornar a casa ainda mais eficiente.

Estes investimentos podem trazer benefícios económicos e ambientais que transcendem o benefício pessoal. o uso de fontes de energia renováveis pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados, o que pode reduzir a volatilidade dos preços de energia e aumentar a segurança energética no país.

No que diz respeito aos benefícios ambientais, investir em energia limpa pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, que contribuem para as alterações climáticas. Além disso, o uso de fontes de energia renováveis pode reduzir a poluição do ar, da água e do solo associada à extração e queima de combustíveis fósseis.

Convidamos a partilhar este artigo, e reforçamos a mensagem que a sustentabilidade energética não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para garantir um futuro habitável para as gerações futuras, e que todos devemos fazer nossa parte para alcançar esse objetivo.

Voltar
 
 
 
 

Vamos falar
do seu projeto

Entre em contacto connosco para ficarmos
a conhecer as suas necessidades e de que forma poderemos ajudar.

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder