Skip to main content

Construir Verde com Cortiça

A indústria da cortiça em Portugal é de importância estratégica, sendo o país o principal produtor e processador de cortiça a nível mundial. Cerca de 37% da produção mundial de cortiça é transformada em Portugal, e grande parte desta transformação é feita por pequenas empresas. Este setor tem um papel significativo na economia portuguesa, com a exportação de cortiça representando quase 3% do total das exportações do país​​.

Devido às suas características, a cortiça é ideal para ser utilizada em diversas aplicações, muita já conhecidas como as rolhas para garrafas de vidro. Mais recentemente, tem vindo a ganhar popularidade na construção civil em Portugal, não apenas pela sua sustentabilidade, mas também pelas suas características únicas.

A cortiça é uma matéria-prima natural, 100% reciclável e biodegradável, obtida a partir da casca do sobreiro, que sobrevive sem ser necessário recorrer a herbicidas, fertilizantes ou sistemas de irrigação, e se regenera depois da sua casca ser retirada. A cortiça contém características únicas em termos de flexibilidade, elasticidade e compressão. A sua extraordinária resiliência, impermeabilidade, leveza e eficiência isoladora tornam-na ideal para uma variedade de aplicações. Nenhum outro material natural ou feito pelo homem consegue reproduzir as suas propriedades.

No sector da construção, é um material com evidentes vantagens em termos da qualidade dos edifícios, e pode ser usada, nomeadamente:

  1. Como isolante térmico e acústico em paredes, pisos e tetos,
  2. Como revestimento de fachadas, paredes, pavimentos, tetos e telhados.

Algumas empresas (portuguesas e não só) têm investido em inovação e sustentabilidade, explorando novas aplicações, cores, texturas e dimensões da cortiça – inovações estas que vão permitido uma maior versatilidade na utilização da própria cortiça, não só na construção civil, mas em diversas áreas​​​​.

A utilização da cortiça na construção civil não só contribui para a redução do impacto ambiental das construções, como também promove práticas mais sustentáveis em todo o seu ciclo de vida, desde a produção até ao uso final. Concretamente, a sua utilização contribui para:

  • Redução da Pegada de Carbono. As florestas de sobreiros atuam como sumidouros de carbono, absorvendo CO2, um dos principais gases de efeito estufa. Ao promover o uso de cortiça, incentiva-se a manutenção e crescimento destas florestas, o que é benéfico para o meio ambiente​​.
  • Eficiência Energética. A sua aplicação como isolante em edifícios contribui para a redução da necessidade de aquecimento e arrefecimento, levando a uma diminuição no consumo de energia. Esta eficiência energética é um elemento-chave na construção sustentável, reduzindo a pegada ecológica dos edifícios​​​​.
  • Durabilidade e Manutenção Reduzida. A resistência da cortiça ao fogo, aos impactos e à ação de agentes biológicos aumenta a durabilidade das construções, diminuindo a necessidade de substituição ou manutenção frequente. Isso contribui para a redução de resíduos e diminuição no consumo de recursos​​.
  • Ciclo de Vida Sustentável. Sendo um produto natural, renovável, biodegradável e reciclável, a cortiça encaixa-se perfeitamente num ciclo de vida sustentável. Desde a sua extração até ao fim da vida útil dos produtos, a cortiça apresenta um impacto ambiental reduzido​​.
  • Construção Ecológica e Saudável. A cortiça é um material natural que não emite substâncias tóxicas, contribuindo para um ambiente de construção mais saudável, verde e ecológico.
  • Promoção da Biodiversidade. A conservação dos montados de sobreiro, necessários para a produção de cortiça, ajuda na preservação de ecossistemas únicos e na promoção da biodiversidade​​.

São muitos os benefícios, e, num mundo de crescente consciência ambiental, é impossível ignorar a necessidade de escolher práticas e materiais cada vez mais sustentáveis como a cortiça. Na Beelt, queremos ser parte da solução e apoiamos os nossos clientes nas suas escolhas mais eficientes.

A consciencialização sobre os benefícios da cortiça tem contribuído para a sua popularidade, será que também vai usar no seu próximo projeto?

Voltar
 
 
 
 
 
 

Vamos falar
do seu projeto

Entre em contacto connosco para ficarmos
a conhecer as suas necessidades e de que forma poderemos ajudar.

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder