Inovações em Revestimentos Sustentáveis
Como revestimos os nossos edifícios? Já pensou em escolher soluções mais sustentáveis ou eficientes para revestimento?
Atualmente, não podemos deixar de considerar opções de construção mais sustentáveis, e o mesmo aplica ao revestimento de qualquer casa ou edifício. As novas soluções de revestimento já disponíveis no mercado oferecem vantagens significativas para o meio ambiente e saúde humana. De um modo geral, promovem a eficiência energética, reduzem a poluição, melhoram a qualidade do ar e promovem o bem-estar. Estas soluções contribuem para edifícios mais sustentáveis e podem levar a economias significativas a longo prazo, além de se alinharem com regulamentos ambientais cada vez mais rigorosos.
Propomos-lhes neste artigo 7 soluções que deve ponderar para o seu próximo projeto:
Jardins Verticais
Paredes vivas compostas por plantas variadas, criando um ecossistema vertical. Não só melhoram a qualidade do ar e aumentam a biodiversidade urbana, como também proporcionam isolamento acústico e térmico, contribuindo para o bem-estar dos seus ocupantes. Lisboa tem vários exemplos de jardins verticais, como o do recente jardim instalado no CCB.
Telhados Verdes
Coberturas de edifícios parcial ou totalmente cobertas com vegetação. Oferecem benefícios de regulação térmica, gestão de águas pluviais e são habitats para a vida selvagem, além de proporcionar espaços verdes adicionais em áreas urbanas.
Tintas e Revestimentos Ecológicos
Tintas formuladas com baixos níveis de COVs (Compostos Orgânicos Voláteis são substâncias químicas que se evaporam facilmente à temperatura ambiente, sendo comuns em muitos produtos como tintas, solventes, e produtos de limpeza, e podem contribuir para a poluição do ar e problemas de saúde) e com matérias-primas naturais ou recicladas. São exemplos as tintas à base de água ou de cal. Resultam num menor impacto ambiental e melhoram a qualidade do ar interior, reduzindo potenciais riscos à saúde. Portugal está a aumentar a adoção de produtos de construção sustentáveis em resposta à regulamentação da UE.
Isolamento Térmico Eco-Eficiente
Materiais de isolamento produzidos a partir de recursos sustentáveis que reduzem a perda de calor e contribuem para a eficiência energética do edifício. Resultam em economias de energia e melhor conforto interno. São exemplos a lã de rocha ou painéis de cortiça. O mercado de isolamento sustentável está a crescer em Portugal, com mais edifícios a procurar a certificação energética.
Sistemas de Recolha de Água da Chuva
Sistemas projetados para capturar e reutilizar a água da chuva. Diminuem a necessidade de água potável, sendo particularmente úteis para irrigação e descarga de loiças sanitárias. Em Portugal, a água da chuva recolhida pode ser usada para lavar roupa, regar jardins e em autoclismos, mas não é permitida para consumo humano, banhos ou máquinas de lavar loiça. Os sistemas de recolha são projetados para serem independentes da rede de água potável e incluem um processo de filtragem antes que a água seja armazenada ou utilizada.
Vidros de Baixa Emissividade
Vidros especiais que refletem calor, mas permitem a passagem da luz, melhorando a eficiência energética de edifícios ao reduzir a necessidade de aquecimento no inverno e arrefecimento no verão. Diversos edifícios comerciais modernos em Portugal têm adotado vidros de baixa emissividade para melhorar a eficiência energética.
Painéis Solares Fotovoltaicos
Estes painéis convertem luz solar em eletricidade e podem ser instalados em telhados ou fachadas para reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis, diminuir as emissões de carbono e cortar custos de energia a longo prazo. Portugal teve um dos maiores aumentos na capacidade solar na UE em 2019.
Adotar soluções de revestimento mais eficientes e sustentáveis não é apenas uma escolha inteligente, é um imperativo para a construção de um futuro mais sustentável. Ao integrar estas inovações desde a conceção do projeto, não estamos apenas a melhorar o nosso dia-a-dia, mas também contribuímos ativamente para um legado ambiental mais positivo. A Beelt reconhece o papel vital que a arquitetura sustentável desempenha face ao tema das mudanças climáticas, e está comprometida em liderar pelo exemplo, assumindo a responsabilidade da divulgação de soluções mais eficientes. Convidamos todos a juntarem-nos a nós nesta jornada rumo à sustentabilidade.