Beelt inicia nova obra na Quinta da Alorna
A Beelt – Engenharia e Construção foi o empreiteiro escolhido para levar a cabo a obra de reabilitação e ampliação de um dos espaços da histórica Quinta da Alorna, em Almeirim, uma referência centenária com mais de 300 anos de história no setor vitivinícola nacional.
O projeto incide exclusivamente sobre um dos edifícios da propriedade, que será transformado num novo espaço de eventos e de valorização institucional da Quinta da Alorna. Da autoria do atelier Miguel Lopo de Carvalho Arquitectos, o projeto integra uma intervenção cuidada que cruza técnicas de reabilitação com construção nova. A intervenção compreende a ampliação da área construída, através da execução de uma nova zona adjacente para áreas técnicas e apoio logístico, e a reabilitação de dois espaços centrais: a futura Sala José Santos, que ocupará uma antiga adega, e a nova Biblioteca de Vinhos da Quinta da Alorna, a instalar no antigo Pombal.
Estes dois espaços assumem um papel simbólico e funcional determinante: a Sala José Santos será um espaço dedicado ao enoturismo e eventos, enquanto a Biblioteca de Vinhos um núcleo dedicado à preservação e comunicação da história da marca.
Entre os materiais e soluções construtivas, destacam-se os acabamentos em pedra lioz, betão afagado e cortiça negra, além da recuperação de elementos construtivos originais, assegurando a continuidade da linguagem arquitetónica do edifício existente.
Este projeto reforça a capacidade da Beelt em atuar em contextos arquitetónicos exigentes, que combinam memória e contemporaneidade, e onde o detalhe técnico é essencial para dar forma à visão do cliente e da arquitetura.
CONHEÇA A ABORDAGEM DO NOSSO DIRETOR DE PRODUÇÃO, FILIPE SOARES:
Jornal Construir | Magazine Imobiliário